quinta-feira, 6 de março de 2014

Resenha de Entrevista com o Vampiro, por Anne Rice

"Entrevista com o vampiro"
Livro publicado pela Rocco no Brasil

"Entrevista com o vampiro", é a história de Louis, um humano em grande tormento por causa de uma tragédia familiar que é transformado em vampiro por Lestat, um vampiro que se aproxima dele para tirar proveito das vantagens que ele pode lhe oferecer.

Boa parte do livro gira em torno do conflito que perturba Louis: sua terrível necessidade de sangue para se satisfazer e sua dor igualmente terrível em tirar vidas humanas, que ele percebe ser tão preciosas. Sua sensibilidade peculiar faz com que todas as suas experiências se intensifiquem como vampiro e é essa mesma intensidade que o faz considerar as vidas que precisa tirar tão preciosas. 


Mais do que simplesmente uma história sobre vampiros, "Entrevista com o vampiro" é sobre uma incessante busca pelo verdadeiro significado de existir e sobre esse vazio difícil de preencher, que Louis vive e narra ao jovem repórter que o entrevista. Para aqueles que compreendem bem a língua inglesa, gostaria de deixar um link para um ensaio que a própria Anne Rice publicou em seu site oficial, esclarecendo a dimensão espiritual que existe no livro em que, segundo ela, a jornada de Louis, Lestat e Claudia é uma metáfora para a nossa própria busca por um significado mais profundo para nossa própria existência. 

Em suas próprias palavras: 

"Interview with the Vampire, the novel that brought me to public attention, is about the near despair of an alienated being who searches the world for some hope that his existence can have meaning. His vampire nature is clearly a metaphor for human consciousness or moral awareness."

Quanto a obra, posso dizer que é um livro muito bem escrito, com uma linguagem acessível mas que, ao mesmo tempo, consegue alcançar certa beleza que é difícil de encontrar na maior parte das narrativas de grande sucesso comercial. Anne Rice consegue unir forma e conteúdo perfeitamente. É uma história de mistérios, paixões, melancolia e sobrenatural. Recomendo a todos que queiram apreciar uma boa história gótica. 


2 comentários:

  1. Sempre que ouço falar é sobre o filme! Resolvi ler o livro primeiro... Como são os vampiros da história? São os mais ''tradicionais mesmo''?

    Beijos,
    smellingbooksallday.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigado pelo comentário!

      Os vampiros das história são incríveis! Eles são criaturas belas, fortes e cruéis. Além de um livro do Stephen King, chamado "A hora do vampiro", eu nunca cheguei a ler outro livro de terror sobre o tema, mas eu imagino que os vampiros mais tradicionais inspirem mais medo do que fascinação. Os vampiros de Anne Rice se enquadram mais nos que causam essa fascinação pela força, beleza e imortalidade, mas com certeza são bem mais respeitáveis do que os que a gente vê os autores criando hoje em dia.

      Excluir