quarta-feira, 26 de março de 2014

Organizando a vida literária: lendo mais

Com tantas opções, complicado mesmo é
dar conta de tudo isso!
Já vi alguns blogs falando sobre organização da vida literária, mas esse assunto é tão legal que não pude deixar de dar o meu próprio pitaco e criar uma série de posts, começando com este. 

Na minha opinião, a maioria dos leitores aficionados tem algumas coisas em comum: o desejo de ler cada vez mais, saber das novidades e conhecer todas as leituras obrigatórias dos gêneros de que é fã. Além disso, muitos são verdadeiros colecionadores e desejam acumular quantos títulos puderem. Mas, no meio de tantas opções e com uma rotina cada vez mais corrida, é comum se sentir perdido às vezes.

Para ler mais

Na minha opinião, ler cada vez mais significa ler sempre. Para isso, repito algumas das dicas que já vi antes e que eu tenho seguido piamente: ter sempre um livro à disposição. Quando menos se espera, existe uma fila, uma sala de espera ou alguns minutos de tédio que pedem por uma leitura. Para quê ficar entediado quando se pode resolver algum mistério com Sherlock Holmes, ou viajar até Valfenda com Frodo e a comitiva do Anel?

Além estar sempre na companhia de um bom livro, uma outra dica preciosa é estabelecer metas. Agora, metas são perigosas. Elas podem te motivar, ou desmotivar, se você não for realista. Por exemplo, caso você estabeleça metas muito elevadas, você corre o risco de não cumpri-las e então se sentir desanimado e simplesmente parar de uma vez. Tem pessoas que estabelecem uma meta de páginas por dia, enquanto outras estabelecem livros por mês, ou até mesmo tempo de leitura por dia. 

Eu pessoalmente gosto de planejar o que vou ler e estabelecer uma meta mínima e uma meta ideal de páginas por dia. Para mim, ler 40 páginas por dias é o ideal, mas me sinto muito frustrado quando não leio pelo menos 20. Tudo que eu conseguir além de 40 páginas é lucro. Entretanto, para outros, meta de tempo faz mais sentido, já que a diagramação muda de livro para livro. Ler vinte páginas de "Guerra dos Tronos" pode significar mais do que ler trinta páginas de "A culpa é das estrelas". 

Ainda quanto às metas, eu acho importante deixar um espaço para flexibilidade. É normal que livros novos e interessantes sejam descobertos ao longo do caminho, então, caso você já defina cada um dos títulos que vai ler ao longo do ano, por exemplo, fica complicado inserir outros no meio deles. 

Por fim, eu acho super importante registrar de alguma forma o seu avanço enquanto lê. Pode-se fazer isso usando um diário comum, uma planilha no computador, ou qualquer outro método. Um ótima ferramenta, para quem ainda não conhece, é o Skoob, onde você pode registrar quais livros você leu, está lendo e quais ainda pretende ler, além de poder registrar quantas vezes quiser o seu avanço ao longo das páginas da sua edição. Registrar seu progresso é legal para saber se você está cumprindo ou não suas metas de leitura.

No próximo post da série, pretendo escrever sobre como é importante se dedicar à descoberta de outras obras e como fazer isso bem. Até a próxima. =)

0 comentários:

Postar um comentário