sexta-feira, 21 de março de 2014

Resenha: Noah foge de casa, por John Boyne

Noah foge de casa,
Publico pela Cia. Das Letras no Brasil
Noah resolve fugir de casa. Ele já tem oito anos de idade e a única realização grandiosa de sua vida é ter lido 14 livros. Ele quer conhecer o mundo, viver grandes aventuras, fazer algo realmente importante. Assim, numa manhã quieta, ele toma seu caminho rumo a sua grande aventura.

"Noah foge de casa" é uma história extraordinária, que relata seu dia de fuga a partir de seu ponto de vista de criança. Em sua jornada ele passa por algumas cidades, até encontrar um vilarejo dentro de uma floresta, onde se depara com uma fantástica loja de brinquedos, cujo velho dono tem uma história incrível para contar. A partir de seu encontro, a narrativa se alterna entre os relatos do menino e do velho. O leitor é então levado a, pouco a pouco, conhecer a verdadeira história dos interlocutores: a história do velho envolvendo uma promessa quebrada, causa de grande arrependimento; a de Noah um problema muito maior do que ele poderia enfrentar e causa de uma grande dor - e talvez, o verdadeiro motivo de sua fuga.

Este é, sem dúvida nenhuma, um conto de fadas. John Boyne, que se tornou famoso pelo "Menino do pijama listrado", é genial no uso das palavras e a tradução de Eduardo Brandão fez jus ao trabalho do autor. O simples jogo de palavras me fez rir sozinho várias vezes e ficar maravilhado com sua criatividade. Ganhei esse livro da minha esposa e comecei a lê-lo após algumas leituras mais tensas e violentas. Posso dizer que foi um excelente "refresco para a mente", pegar o livro para ler depois de zumbis, vampiros, fantasmas e demônios vingativos. Noah me fez rir, chorar e até mesmo pensar na vida. É realmente uma leitura preciosa.

4 comentários:

  1. Infelizmente nunca li nenhum livro do autor, o que é uma pena já que falam tao bem do menino do pijama listrado. Conheci o livro agora e a historia parece muito boa, acho que seria uma ótima leitura pra mim

    os-jovens-leitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo! Engraçado que eu mesmo nunca tinha lido nada do John Boyne, nem mesmo o menino do pijama listrado. Minha esposa leu e disse que se desmanchou em lágrimas hehe. Dessa história, só vi o filme mesmo, que por sinal achei o máximo.

      Obrigado por estrear os comentários do blog =)

      Excluir
  2. Do autor eu já li "O Menino do Pijama Listrado", mas gostei mais do filme! Não sei se foi pq vi primeiro e foi meio impactante. :/ Ótima resenha! Me deixou curiosa...

    Beijos,
    smellingbooksallday.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada do autor, mas sua resenha fez eu colocar este nome na minha wishlist literária =)

    Um abraço,

    Doce Lalande

    ResponderExcluir